Objetivo
trabalhas com as operações e resoluções de problemas.
O MATECOLOR significa a
matemática das cores, no qual se desenvolve num tapete colorido uma batalha matemática
divertida e prazerosa.
Materiais Necessários
ü Papelão;
ü TNT
colorido;
ü Papel
para a escrita dos direcionamentos das mãos e pés para o desenvolvimento do
jogo;
ü Papel
para a escrita dos problemas matemáticos;
ü Piloto
de quadro.
Regras
do jogo
O respectivo jogo deve ser
jogado em dupla, no qual ficará um participante contra o outro na batalha do matecolor, que significa a matemática
das cores. Em que cada cor corresponde a uma situação problema que será
sorteado a partir do que as fichas de orientações do jogo descriminar os alunos
se posicionaram para a resposta dos problemas colocados e se resolvido eles
avançaram para outra ficha e pontuaram, o maior números de respostas corretas
no mover de 9 jogadas tornará o grupo campeão e o não acerto do problema fará
com que o participante do grupo volte a estaca zero e comece tudo de novo,
podendo ou não trocar de participante do grupo, é opcional.
Como
jogar
O professor estará em suas
mãos com uma urna na qual conterá diversas fichas problemas em seu interior e que
orientará o aluno para como seguir nesse jogo das cores. Os alunos não poderão
movimentar o tabuleiro quando estiverem apoiados neles, logo após os alunos
devem deixar mãos e pés apoiados sobre o tabuleiro.
Exemplo: o professor sorteou a primeira ficha
para aluno “A”, a respectiva ficha indica a seguinte instrução: pé direito na
cor azul e pé esquerdo na cor verde; logo em seguida o professor pegará as
fichas que correspondem a essas duas cores e perguntará a qual cor (ficha) o
grupo prefere responder e logo em seguida o professor dirá a operação a ser
respondida pela respectiva ficha selecionada. Caso o grupo não consiga
responder passará essa perguntar para o próximo grupo e se nenhum conseguir
retomará a outra pergunta. Essa “batalha
matecolor” será disposta com dois tapetes de cores simulando uma verdadeira
batalha dos números juntamente com uma brincadeira que busque e propicie um
momento lúdico e divertido para o desenvolvimento da aprendizagem de algumas
operações matemáticas.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN)
É importante, bem como se encontra no PCN (BRASIL,
1997) que os professores se utilizem de estratégias diversificadas para que seu
alunado possa construir caminhos ainda maiores de aprendizagens significativas.
Porém, tal resultado só será possível se o docente encarar o papel de provocador
e promover novas formas metodológicas para seu desenvolvimento de ensino e
aprendizagem.
FICHAS PROBLEMAS QUE ESTARÃO
COM O PROFESSOR
CORES / PROBLEMAS MATEMÁTICOS:
AZUL
3 x 4 =
12
AMARELO
9 x 4 =
36
ROXO
4 + 8 = 12
VERDE
2 – 2 = 0
CINZA
0
x 0 = 0
BRANCO
1x 0 = 0
PRETO
22/2
= 11
VERMELHO
75/3
= 25
MARROM
30/6
= 24
ORIENTAÇÕES
PARA AS MÃOS E PÉS NO TABULEIRO
Essas orientações estarão distribuídas em papeis pequenos
dentro de uma urna para ser sorteado na hora do jogo.
Mão
direita no azul
Pé
esquerdo no verde
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Mão
esquerda no amarelo
Pé
direito no verde
|
Mão
esquerda no preto
Pé
direito no marrom
|
Mão
esquerda no cinza
Pé
esquerdo no preto
|
Pé
esquerdo no vermelho, mão direita no branco
|
Mão
direita no branco, mão esquerda no lilás e pé direito no vermelho
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Mão
esquerda no amarelo e pé esquerdo no verde
|
Pé
esquerdo no verde, mão direita no branco
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Mão
esquerda no vermelho, pé esquerdo no amarelo e mão direita no azul
|
Referência
Brasil. Secretaria de Educação
Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Matemática / Secretaria de
Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1997.
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