Objetivo
Trabalhar as formas geométricas.
Trabalhar as formas geométricas.
AMACORGE significa,
Ama de amarelinha, Cor de color e Ge de geometria, resumindo: é uma
amarelinha com formas geométricas. Os lados do dado corresponderão às cores do AMACORGE no qual conterá todas as
figuras geométricas que estarão fomentadas no jogo. Os jogadores terão direito
a quatro jogadas. Cada figura geométrica corresponderá a um valor especifico em
seguida cada jogador com auxilio do professor, irá fazer a contagem do valor
total que eles conseguirão fazer em todas as jogadas. Esse jogo pode ser
confeccionado tanto com papelão como com giz no chão; Fica a critério do docente
a forma de confeccionar, podendo inclusive, ser confeccionados com os alunos.
Materiais necessários
ü Papelão
para formar as casas do tabuleiro;
ü TNT
para cobrir as casas de papelão;
ü Cartolinas
coloridas para cobrir as casas do papelão e as caixinhas de fósforo;
ü Caixa
de papelão para o dado;
ü Piloto
de quadro branco para escrita da pontuação das jogadas;
ü Apagador
para auxílio na escrita da pontuação;
ü Caixa
de fósforo para ser a pedrinha jogada para pontuar nas casas do tabuleiro;
ü Brindes
para os vencedores.
Regras do jogo
A turma será dividida em dois
grandes grupos e terão que selecionar um representante de cada grupo para jogar
o AMACORGE e duelar com o outro participante. Selecionado os representantes, a
batalha começa da seguinte forma: todos do grupo terão que auxiliar e animar os
jogadores representantes selecionados para a batalha do AMACORGE, um por vez,
jogará o dado que conterá as respectivas formas geométricas: Triângulo,
Quadrado, Círculo, Retângulo, Cilindro e Trapézio.
O jogador lançará o dado e a figura
geométrica que cair, o jogador terá que identificar em voz alta o nome da
figura para o grande grupo e somente depois da identificação é que poderá lançar
a pedrinha na figura geométrica que foi selecionada no dado. Caso a pedrinha
não fique na respectiva figura geométrica e mesmo assim o aluno/jogador tenha
acertado a figura geométrica, não obterá pontuação alguma, pois a chance de
pontuar é quando a pedra permanece na então figura identificada no dado. Cada
jogador deterá de pedrinhas com cor diferenciada, correspondente a seu grupo.
Ao final, os jogadores terão que escrever a pontuação no quadro e
fazerem a soma de seus valores, juntamente com o auxílio da professora e por
fim, descobriremos quem foi o vencedor nessa divertida batalha, vence quem
obtiver a maior pontuação na batalha.
Jogo em
consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Desta forma, percebemos que
os Parâmetros enfatizam a prática de outras formas metodológicas no que tange
ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem, colocando os jogos como mais um
facilitador para esse processo, afirmando que:
“Os
jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que
estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na
elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a
simulação de situações problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que
estimula o planejamento das ações [...]”. (BRASIL, 1998, p. 46)
Possibilitando
uma melhor assimilação dos conteúdos ora expostos aos educandos, pois fomenta
uma prática lúdica e prazerosa a quem vivência.
Referência
Referência
Brasil.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais :
Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998.
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