sábado, 28 de novembro de 2015

AMACORGE, uma amarelinha com formas geométricas


Objetivo

Trabalhar as formas geométricas.

            AMACORGE significa, Ama de amarelinha, Cor de color e Ge de geometria, resumindo: é uma amarelinha com formas geométricas. Os lados do dado corresponderão às cores do AMACORGE no qual conterá todas as figuras geométricas que estarão fomentadas no jogo. Os jogadores terão direito a quatro jogadas. Cada figura geométrica corresponderá a um valor especifico em seguida cada jogador com auxilio do professor, irá fazer a contagem do valor total que eles conseguirão fazer em todas as jogadas. Esse jogo pode ser confeccionado tanto com papelão como com giz no chão; Fica a critério do docente a forma de confeccionar, podendo inclusive, ser confeccionados com os alunos.

Materiais necessários

ü  Papelão para formar as casas do tabuleiro;
ü  TNT para cobrir as casas de papelão;
ü  Cartolinas coloridas para cobrir as casas do papelão e as caixinhas de fósforo;
ü  Caixa de papelão para o dado;
ü  Piloto de quadro branco para escrita da pontuação das jogadas;
ü  Apagador para auxílio na escrita da pontuação;
ü  Caixa de fósforo para ser a pedrinha jogada para pontuar nas casas do tabuleiro;
ü  Brindes para os vencedores.


Regras do jogo

            A turma será dividida em dois grandes grupos e terão que selecionar um representante de cada grupo para jogar o AMACORGE e duelar com o outro participante. Selecionado os representantes, a batalha começa da seguinte forma: todos do grupo terão que auxiliar e animar os jogadores representantes selecionados para a batalha do AMACORGE, um por vez, jogará o dado que conterá as respectivas formas geométricas: Triângulo, Quadrado, Círculo, Retângulo, Cilindro e Trapézio.  
           O jogador lançará o dado e a figura geométrica que cair, o jogador terá que identificar em voz alta o nome da figura para o grande grupo e somente depois da identificação é que poderá lançar a pedrinha na figura geométrica que foi selecionada no dado. Caso a pedrinha não fique na respectiva figura geométrica e mesmo assim o aluno/jogador tenha acertado a figura geométrica, não obterá pontuação alguma, pois a chance de pontuar é quando a pedra permanece na então figura identificada no dado. Cada jogador deterá de pedrinhas com cor diferenciada, correspondente a seu grupo.
           Ao final, os jogadores terão que escrever a pontuação no quadro e fazerem a soma de seus valores, juntamente com o auxílio da professora e por fim, descobriremos quem foi o vencedor nessa divertida batalha, vence quem obtiver a maior pontuação na batalha.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

Desta forma, percebemos que os Parâmetros enfatizam a prática de outras formas metodológicas no que tange ao desenvolvimento do ensino e aprendizagem, colocando os jogos como mais um facilitador para esse processo, afirmando que:

“Os jogos constituem uma forma interessante de propor problemas, pois permitem que estes sejam apresentados de modo atrativo e favorecem a criatividade na elaboração de estratégias de resolução e busca de soluções. Propiciam a simulação de situações problema que exigem soluções vivas e imediatas, o que estimula o planejamento das ações [...]”. (BRASIL, 1998, p. 46)



Possibilitando uma melhor assimilação dos conteúdos ora expostos aos educandos, pois fomenta uma prática lúdica e prazerosa a quem vivência.



Referência


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1998. 

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