· Realizando as
operações e aprendendo as formas geométricas
Objetivo
O Jogo da memoria auxilia no desenvolvimento do raciocínio, na memorização, na percepção visual e identificação de imagens. Nesse jogo as crianças trabalharão com as formas geométricas e associações de imagens.
O Jogo da memoria auxilia no desenvolvimento do raciocínio, na memorização, na percepção visual e identificação de imagens. Nesse jogo as crianças trabalharão com as formas geométricas e associações de imagens.
Material
22 cartelas, sendo 11 com as operações
básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) e outras 11 com as figuras
geométricas que correspondem a cada resultado das operações.
Regras do jogo
- Conhecer algumas figuras geométricas e saber realizar operações matemáticas, Idade mais adequada para jogar: a partir dos 8 anos de idade.
- Embaralhar as cartelas deixando-as voltadas para baixo em uma superfície plana.
- Um de cada vez pode virar duas cartelas em busca da operação e do resultado correspondente.
- Se as cartelas são correspondentes em cálculo e resultado o jogador recolhe as cartelas para si. Se não forem correspondentes o jogador devolve-as para o jogo. Ao final, ganhará aquele que tiver mais cartelas.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
O pensamento geométrico desenvolve-se
inicialmente pela apreensão visual , como é exposto nos PCNs para a Matemática:
[...] as
crianças conhecem o espaço como algo que existe ao redor delas. “As figuras
geométricas são reconhecidas por suas formas, por sua aparência física, em sua
totalidade, e não por suas partes ou propriedades.” (BRASIL, 2000, p. 127).
A visualização estabelecida pelas figuras, ajuda na identificação das formas. Quando no jogo a criança
precisa descrever, ela não somente usa a oralidade, pois para descrever ela
precisa observar as formas, ajudando no raciocínio dos alunos.
Durante toda a atividade o aluno tem
a possibilidade de distinguir as figuras, explorando e reconhecendo as
características. Quando a criança esta na jogada, e
passo a passo na visualização identifica qual é a forma geométrica, trabalha
número e quantidade de uma forma mais dinâmica e lúdica.
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Referências
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Cartelas do jogo
Nenhum comentário:
Postar um comentário