sábado, 28 de novembro de 2015

Tabuleiro Interativo


Tabuleiro interativo para aprendizagem de grandezas e medidas






Objetivo
      É intitulado como um tabuleiro interativo pelo objetivo de envolver além dos participantes dentro da jogada, como também envolver as problematizações fora do campo de batalha do tabuleiro, utilizando assim elementos externos para as problematizações que orientaram o prosseguimento do jogo.  

Materiais necessários:

ü  Papelão para fazer as casas do tabuleiro;
ü  Garrafas pet para guardar os fichedos;
ü  Papel oficio para as perguntas;
ü  TNT e cartolina colorida (azul, amarelo, verde, vermelho, branco, roxo, rosa, preto, laranja e marrom), para cobrir as casas de papelão do tabuleiro;
ü  Caixa de papelão para o dado;
ü  Brindes para os vencedores;
ü  Fichas com as perguntas para avançar no jogo. 

    Regras do jogo
     Para o desenvolvimento desta batalha a turma deverá ser divida em dois grandes grupos e pedir para que cada grupo selecione o seu respectivo representante para ficar no tabuleiro. Não podendo passar de casa sem responder a situação problema corretamente. Cada jogador só terá uma jogada por vez e não contará da ajuda do professor para identificar à cor correspondente a caixinha dos fichedos problemas lerão para seu grupo e, por conseguinte solucionará (o professor apenas irá intervir se houver grandes dificuldades para a execução dessas tarefas). Não podendo haver confusão ou intriga entre os grupos, caso ocorra o grupo perderá pontos. Todos os alunos devem se envolver na atividade, auxiliando os lideres selecionados por eles para representarem no tabuleiro. Ganha a batalha quem conseguir solucionar os problemas lançados e chegar ao fim do tabuleiro.
          O jogo funcionará da seguinte forma, dois jogadores irão se posicionar frente ao tabuleiro e um de cada vez, com orientação do professor, lançará o dado, no qual se encontrará com seus lados com as respectivas cores que o tabuleiro detém. Dado lançado o participante identificará a cor a qual o dado mostra e pegará na mesa da docente a fichinha com a respectiva cor selecionada pelo dado, com a problemática a ser decifrada.
          Exemplo de uma jogada: o participante do grupo joga o dado e caí na cor verde, ele deverá pegar a fichinha verde no birô da professora que corresponderá a seguinte problemática: na mesa da professora existem 3 caixinhas de leite, porém somente uma delas corresponde a ser a mais leve de todas. Encontre-a e poderá seguir uma casa. Boa sorte!
            Decifrando o problema, o jogador andará uma casa no tabuleiro. Não decifrando o problema, o jogador voltarar uma casa. O público alvo para esse jogo são alunos do fundamental I ou educação infantil. 


Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

Vemos que o conteúdo grandezas e medidas é de grande importância,  Segundo o PCN:
 “esse bloco caracteriza-se por sua forte relevância social, com evidente caráter prático e utilitário. Na vida em sociedade, as grandezas e as medidas estão presentes em quase todas as 40 atividades realizadas. Desse modo, desempenham papel importante no currículo, pois mostram claramente ao aluno a utilidade do conhecimento matemático no cotidiano. As atividades em que as noções de grandezas e medidas são exploradas proporcionam melhor compreensão de conceitos relativos ao espaço e às formas. São contextos muito ricos para o trabalho com os significados dos números e das operações, da ideia de proporcionalidade e escala, e um campo fértil para uma abordagem histórica.” (Brasil. 1997,p.39)

FICHAS PARA PROBLEMATIZAÇÕES DO TABULEIRO 

1° Cor Azul- Na mesa da professora existem 3 caixinhas de leite, porém somente uma delas corresponde a ser a mais leve de todas. Encontre-a e poderá seguir uma casa. Boa sorte!
2° Cor Amarela- no quadro estão fixados algumas embalagens com diferentes unidades de medidas. Organize as embalagens por unidade de medida, cada qual com seus pares. Vamos botar a mão na massa? Boa sorte!
3° Cor Vermelha - em nossa sala temos vários alunos de diferentes tamanhos, vamos descobrir somente olhando (dedução) quanto à coleguinha Rilene tem de altura? Respondendo a altura, como poderíamos avaliar nossa resposta como correta, que elementos usamos?
4° Cor Laranja - No birô contemos várias embalagens com diferentes unidades de medidas, selecione e calcule apenas a unidade de medida MASSA. Vamos lá? Boa sorte!
5° Cor Verde- se fossemos observar e responder quanto pesa a bolsa de Fernanda, como poderíamos confirmar nossa resposta? Qual é a unidade de medida que estamos falando?
6° Cor Marrom - Coloquem na ordem crescente as respectivas imagens:
ü       Rato;
ü       Hipopótamo;
ü      Macaco;
ü     Jacaré;
ü    Coelho.
7°- na sala de aula vamos simular uma jogada de arremesso de uma bolinha de meia. Um participante de cada grupo deverá se dirija para a linha demarcada no chão da sala de aula para arremessar a bola. A criança selecionada pelo professor irá medir com passos ou com barbante a distância dos arremessos e exporá quem obteve a maior distância, este será o vencedor. Vamos jogar! Boa sorte.
8°- Pegue as imagens dos animais que estão bagunçadas na mesa da professora e coloque na ordem decrescente.

9°- Quantos copos de 120 ml você acha que precisa para encher uma garrafa pet de 1L? Observe os copos e a garrafa que está na mesa da professora e responda. Boa Sorte!
10°- Existem vários objetos distribuídos no birô, separe os objetos com tamanhos diferentes e contém o mesmo peso. Boa sorte!

·         OBS: seguindo essa linha de raciocínio a docente colocaria diversas outras problematizações para os educandos, até chegar a decima problematização do tabuleiro. As fichas de problematizações podendo ser distribuídas em qualquer das 6 cores do dado.
  
 Referência
  Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
  






Um comentário:

  1. The best slot machines in Las Vegas - DrmCD
    and slots in 계룡 출장마사지 the Wynn 창원 출장샵 Las Vegas. Find 경주 출장샵 all about 안동 출장안마 the Las Vegas Strip, including gaming, dining 서울특별 출장샵 and entertainment. Discover the best rooms for

    ResponderExcluir