sábado, 28 de novembro de 2015

MATECOLOR

Objetivo 
trabalhas com as operações e resoluções de problemas.

O MATECOLOR significa a matemática das cores, no qual se desenvolve num tapete colorido uma batalha matemática divertida e prazerosa.

Materiais Necessários
ü  Papelão;
ü  TNT colorido;
ü  Papel para a escrita dos direcionamentos das mãos e pés para o desenvolvimento do jogo;
ü  Papel para a escrita dos problemas matemáticos;
ü  Piloto de quadro.


Regras do jogo
O respectivo jogo deve ser jogado em dupla, no qual ficará um participante contra o outro na batalha do matecolor, que significa a matemática das cores. Em que cada cor corresponde a uma situação problema que será sorteado a partir do que as fichas de orientações do jogo descriminar os alunos se posicionaram para a resposta dos problemas colocados e se resolvido eles avançaram para outra ficha e pontuaram, o maior números de respostas corretas no mover de 9 jogadas tornará o grupo campeão e o não acerto do problema fará com que o participante do grupo volte a estaca zero e comece tudo de novo, podendo ou não trocar de participante do grupo, é opcional.

Como jogar
O professor estará em suas mãos com uma urna na qual conterá diversas fichas problemas em seu interior e que orientará o aluno para como seguir nesse jogo das cores. Os alunos não poderão movimentar o tabuleiro quando estiverem apoiados neles, logo após os alunos devem deixar mãos e pés apoiados sobre o tabuleiro.
Exemplo: o professor sorteou a primeira ficha para aluno “A”, a respectiva ficha indica a seguinte instrução: pé direito na cor azul e pé esquerdo na cor verde; logo em seguida o professor pegará as fichas que correspondem a essas duas cores e perguntará a qual cor (ficha) o grupo prefere responder e logo em seguida o professor dirá a operação a ser respondida pela respectiva ficha selecionada. Caso o grupo não consiga responder passará essa perguntar para o próximo grupo e se nenhum conseguir retomará a outra pergunta. Essa “batalha matecolor” será disposta com dois tapetes de cores simulando uma verdadeira batalha dos números juntamente com uma brincadeira que busque e propicie um momento lúdico e divertido para o desenvolvimento da aprendizagem de algumas operações matemáticas.


Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

É importante, bem como se encontra no PCN (BRASIL, 1997) que os professores se utilizem de estratégias diversificadas para que seu alunado possa construir caminhos ainda maiores de aprendizagens significativas. Porém, tal resultado só será possível se o docente encarar o papel de provocador e promover novas formas metodológicas para seu desenvolvimento de ensino e aprendizagem. 


FICHAS PROBLEMAS QUE ESTARÃO COM O PROFESSOR

CORES / PROBLEMAS MATEMÁTICOS:

 AZUL
  3 x 4 = 12
AMARELO
  9 x 4 = 36
ROXO
 4 + 8 = 12
VERDE
 2 – 2 = 0
CINZA
0 x 0 = 0
BRANCO
 1x 0 = 0
PRETO
22/2 = 11
VERMELHO
75/3 = 25
MARROM
30/6 = 24



ORIENTAÇÕES PARA AS MÃOS E PÉS NO TABULEIRO

Essas orientações estarão distribuídas em papeis pequenos dentro de uma urna para ser sorteado na hora do jogo.

Mão direita no azul
Pé esquerdo no verde

Mão esquerda no amarelo
Pé direito no verde

Mão esquerda no preto
Pé direito no marrom


Mão esquerda no cinza
Pé esquerdo no preto
Pé esquerdo no vermelho, mão direita no branco


Mão direita no branco, mão esquerda no lilás e pé direito no vermelho



Mão esquerda no amarelo e pé esquerdo no verde
Pé esquerdo no verde, mão direita no branco
Mão esquerda no vermelho, pé esquerdo no amarelo e mão direita no azul




Referência
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais : Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC / SEF, 1997. 




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