segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Aos visitantes

            O blog “Jogos Matemáticos” foi criado por estudantes do 7º período do curso de Pedagogia da UFRN como atividade avaliativa da disciplina Tecnologia e Educação, que promove conhecimentos sobre o uso das TICs como método educativo. Por meio da reflexão sobre o papel das tecnologias em sua amplitude na vida dos indivíduos, passamos a entender a relevância de como saber fazer uso das tecnologias em suas formas físicas, organizadoras e simbólicas, percebendo não apenas sua inovação como instrumento físico, mas também a forma como nos relacionamos e comunicamos com o mundo, refletindo sobre as bases epistemológicas de como construímos nossos conceitos, no sentido de evitar a manipulação e não se conformar com os estereótipos e ideologias que são frequentes em nosso contexto. 
         Compreendemos que o papel das tecnologias de comunicação e informação é de desenvolver reflexões no indivíduo sobre o mundo a sua volta, percebendo não apenas a importância do seu uso como uma simples técnica ou como uma necessidade, porém como um meio para refletir criticamente sobre algo, passando a questioná-lo e compreendê-lo, no sentido de transcender a nossa própria consciência. De acordo com o artigo “Uso de blogs na perspectiva construtivista”:
A utilização de weblogs em educação exige um ambiente de perspectiva construtivista que aproveite as características desta ferramenta, entendida como formato e como processo. (...) Esta tecnologia, que ainda está em processo de consolidação, não apenas requer um ambiente de ensino aberto e dinâmico, mas que também o favoreça. Os blogs podem ajudar a construir essa nova metodologia oferecendo seu formato e sua dinâmica para experimentar novos modelos educativos. (Artigo: BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva construtivista).

Referência:
Artigo: BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva construtivista; Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005, páginas 86-93.
(*) Direitos reservados sob licença “Reconocimiento 2.5 Espanã de Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/es/).



quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Completando os Números


Esse jogo auxilia no aprendizado matemático relacionado à unidades e dezena, a pares e impares. Além de estimular a concentração dos jogadores.

Objetivo

·           Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinação ação com o material, trabalhar a coordenação motora da criança e o raciocínio.


Número de peças:  30 peças.


Número de participantes: Indeterminado.


Regra do jogo

       As crianças precisam colocar primeiro no centro da mesa a peça que tem a figura, contar quantas figuras tem na peça e depois coloca o número correspondente do lado, em seguida o nome do número que está representado pela figura do outro lado. Seguindo a ordem crescente, do menor para o maior número.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

Segundo os PCNs esse jogo é importante para que os alunos possam:

·         Utilizar as diferentes linguagens — verbais, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; 

·        Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.



Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio Dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas em Atividades Didáticas Para os Anos Iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.


Blocos Lógicos

Blocos lógicos





    Objetivos

          Trabalhar o raciocínio lógico dedutivo com o uso dos blocos lógicos envolvendo situações de reconhecimento das formas, das propriedades de cada peça;manipular os blocos lógicos na realização de atividades de construção, representação de objetos estruturados, classificação a partir de semelhanças ou diferenças, seriação, simbolização e dedução lógica em sala de aula.


Material utilizado:

Blocos de madeira ou feitos em cartolina.

Quantidade de peças:  70

Número de jogadores:

 Até 7 participantes no máximo.

Regra do jogo:

  •  As peças devem ser misturadas e divididas para que todos os participantes possa ter a mesma quantidade de peças;
  • Será solicitado para os participantes, que separem as peças pelas cores, independente da forma geométrica;
  • Separem as peças maiores das menores;
  •  Separem os blocos pela forma geométrica;
  • O professor (a) irá mostrar uma sequencia e solicitar do aluno qual o “segredo da sequência”;
  •  Formar objetos livres, de acordo com o critério utilizado pelo próprio aluno.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

     Segundo os PCNs é importante que os alunos aprendam para questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê- los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.


MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas  em Atividades Didáticas para os anos Iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cruzadinha com perguntas matemáticas


Objetivo

Está é uma cruzadinha matemática, aonde espera-se que a criança use de seu raciocínio lógico e também de seus conhecimentos na matemática e escrita, para conseguir completar toda a cruzadinha.

Regras do Jogo:

Cada aluno irá ler a pergunta e tentar descobrir a resposta correta, ele deve ir até o espaço destinado da resposta, ver se a resposta que ele acredita ser a correta, se encaixa com a quantidade de quadradinhos e também ver se completa a letra que está na cruzadinha, feito isso se a resposta for correta, já pode partir para a pergunta, se o aluno não conseguir resolver a pergunta, também pode passar para a próxima e depois voltar para a pergunta que ele não conseguiu responder e poderá também ter a ajuda de seus colegas e da professora.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)
           
            Através deste jogo, o aluno também estará desenvolvendo suas habilidades na parte escrita, pois além dele ter que raciocinar para responder as perguntas, ele irá ter que escrever, com isso é feita a interdisciplinaridade entre a disciplina de matemática e português, como podemos ver no PCN, onde ele diz que:

(...) é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. (BRASIL, 1997, p. 25)


Perguntas :

1-Elen foi ao supermercado e comprou 2 garrafas de refrigerante com 500 ml cada uma. Quantos ml ela comprou ao total?

2-Renata vende brigadeiros. Na segunda ela vendeu 10 unidades, na terça 20 unidades e na quarta ela vendeu mais 20 unidades. Ao final desses três dias, quantos brigadeiros ela vendeu no total?

3-Talita foi ao shopping comprar uma sapatilha e levou 100 reais. Sua sapatilha custou 62 reais. Quantos reais sobraram para Talita fazer um lanche?4-Bianca pesa 40 kg e sua irmã Mª Helena pesa 30kg. Elas subiram juntas na balança quantos kg a balança marcou?

5-Em uma corrida quando Odenize chegou ao final do percurso outras nove crianças já haviam chegado. Qual foi a sua colocação em ordem de chegada?

6-Roberta comprou uma dúzia de laranjas, e sua irmã comprou uma dúzia de abacaxis. Qual foi o total de frutas que as irmãs compraram juntas?

7-O ônibus que Caroline pega para ir a escola passa de hora em hora em frente a sua casa. Caroline perdeu o ônibus que passou as 2hs. A que horas o próximo ônibus passará?

8-Quando dividimos um numero em duas partes iguais e sobra resto. Esse numero é...

9-No aniversário de Samuel sua avó preparou 25 cachorros – quente para distribuir em cinco meses para seus amigos. Quantos cachorros – quente ficarão em cada mesa?


10-Gabriel ganhou do seu pai um carrinho que custou 25 reais e ganhou de sua mãe um boneco que custou 15 reais. Ao todo quantos reais seus pais gastaram?

Cruzadinha solucionada




Referência

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

Brincando com as formas geométricas, através do Tangram



 


O Tangram é um quebra-cabeça chinês conhecido desde o século VII a.C. com o nome de Sete Tábuas da Astúcia. É formado por 7 peças cujas formas geométricas são resultantes da decomposição de um quadrado maior, sendo elas:
·        2 triângulos grandes;
·        2 triângulos pequenos;
·        1 triângulo médio;
·        1 quadrado;
·        1 paralelogramo.
Uma das ideias iniciais é a de que o tangram é um todo divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo. É um material muito rico em possibilidades de trabalho com as crianças em diversas faixas etárias. Com ele, você pode desenvolver atividades para o trabalho com dobraduras, polígonos, semelhança entre triângulos, área, perímetro, frações, porcentagem, comparação, composição, decomposição, entre tantos outros conceitos matemáticos.
O tangram pode ser feito com diversos tipos de materiais, como por exemplo: folha de papel ofício, cartolina, EVA, isopor etc. (Use sua criatividade).

Objetivo
Possibilitar que os alunos construam e representem as formas geométricas, desenvolvendo a percepção de semelhanças e diferenças entre elas.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Através do jogo Tangram, os alunos terão a possibilidade de construir e representar as formas geométricas, desenvolvendo a percepção de semelhanças e diferenças entre elas. Conforme os PCNs, as finalidades do ensino de Matemática indicam como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (BRASIL, 1997).

Referências:

BRIGO, Jussara; DAMIN, Enira T. B.; FARIAS, Marzely G; LEONEL, André A.; MARTINS, Fernanda M. A. B. Materiais manipuláveis e o ensino de Matemática na Formação Docente. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 – UNIREDE.


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

BOLICHE MATEMÁTICO





Objetivo do jogo:
Fazer com que os alunos das séries iniciais desenvolvam o raciocínio lógico e autonomia para resolver situações-problema que envolvem a operação de adição.

Materiais utilizados:
Garrafas pet, números cortados em EVA ou cartolina colorida, bolinhas de gude, fita adesiva e uma bola pequena.

Regras do jogo
 Deverá participar apenas um aluno por vez;os números que representam cada garrafa deverão ser somados quando forem derrubados pela bola; vence o aluno que acertar maior quantidade de operações resolvidas corretamente.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Através do jogo Boliche matemático, os alunos poderão desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.

Com relação às operações, o trabalho a ser realizado se concentrará na compreensão dos diferentes significados de cada uma delas, nas relações existentes entre elas e no estudo reflexivo do cálculo, contemplando diferentes tipos, exato e aproximado, mental e escrito. (BRASIL, 1997).



Referência
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.