quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Completando os Números


Esse jogo auxilia no aprendizado matemático relacionado à unidades e dezena, a pares e impares. Além de estimular a concentração dos jogadores.

Objetivo

·           Desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinação ação com o material, trabalhar a coordenação motora da criança e o raciocínio.


Número de peças:  30 peças.


Número de participantes: Indeterminado.


Regra do jogo

       As crianças precisam colocar primeiro no centro da mesa a peça que tem a figura, contar quantas figuras tem na peça e depois coloca o número correspondente do lado, em seguida o nome do número que está representado pela figura do outro lado. Seguindo a ordem crescente, do menor para o maior número.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

Segundo os PCNs esse jogo é importante para que os alunos possam:

·         Utilizar as diferentes linguagens — verbais, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação; 

·        Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.



Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio Dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas em Atividades Didáticas Para os Anos Iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário