terça-feira, 1 de dezembro de 2015

BOLICHE MATEMÁTICO





Objetivo do jogo:
Fazer com que os alunos das séries iniciais desenvolvam o raciocínio lógico e autonomia para resolver situações-problema que envolvem a operação de adição.

Materiais utilizados:
Garrafas pet, números cortados em EVA ou cartolina colorida, bolinhas de gude, fita adesiva e uma bola pequena.

Regras do jogo
 Deverá participar apenas um aluno por vez;os números que representam cada garrafa deverão ser somados quando forem derrubados pela bola; vence o aluno que acertar maior quantidade de operações resolvidas corretamente.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Através do jogo Boliche matemático, os alunos poderão desenvolver procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pela observação de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e verificação de resultados.

Com relação às operações, o trabalho a ser realizado se concentrará na compreensão dos diferentes significados de cada uma delas, nas relações existentes entre elas e no estudo reflexivo do cálculo, contemplando diferentes tipos, exato e aproximado, mental e escrito. (BRASIL, 1997).



Referência
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

2 comentários: