terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Cruzadinha com perguntas matemáticas


Objetivo

Está é uma cruzadinha matemática, aonde espera-se que a criança use de seu raciocínio lógico e também de seus conhecimentos na matemática e escrita, para conseguir completar toda a cruzadinha.

Regras do Jogo:

Cada aluno irá ler a pergunta e tentar descobrir a resposta correta, ele deve ir até o espaço destinado da resposta, ver se a resposta que ele acredita ser a correta, se encaixa com a quantidade de quadradinhos e também ver se completa a letra que está na cruzadinha, feito isso se a resposta for correta, já pode partir para a pergunta, se o aluno não conseguir resolver a pergunta, também pode passar para a próxima e depois voltar para a pergunta que ele não conseguiu responder e poderá também ter a ajuda de seus colegas e da professora.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)
           
            Através deste jogo, o aluno também estará desenvolvendo suas habilidades na parte escrita, pois além dele ter que raciocinar para responder as perguntas, ele irá ter que escrever, com isso é feita a interdisciplinaridade entre a disciplina de matemática e português, como podemos ver no PCN, onde ele diz que:

(...) é importante que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. (BRASIL, 1997, p. 25)


Perguntas :

1-Elen foi ao supermercado e comprou 2 garrafas de refrigerante com 500 ml cada uma. Quantos ml ela comprou ao total?

2-Renata vende brigadeiros. Na segunda ela vendeu 10 unidades, na terça 20 unidades e na quarta ela vendeu mais 20 unidades. Ao final desses três dias, quantos brigadeiros ela vendeu no total?

3-Talita foi ao shopping comprar uma sapatilha e levou 100 reais. Sua sapatilha custou 62 reais. Quantos reais sobraram para Talita fazer um lanche?4-Bianca pesa 40 kg e sua irmã Mª Helena pesa 30kg. Elas subiram juntas na balança quantos kg a balança marcou?

5-Em uma corrida quando Odenize chegou ao final do percurso outras nove crianças já haviam chegado. Qual foi a sua colocação em ordem de chegada?

6-Roberta comprou uma dúzia de laranjas, e sua irmã comprou uma dúzia de abacaxis. Qual foi o total de frutas que as irmãs compraram juntas?

7-O ônibus que Caroline pega para ir a escola passa de hora em hora em frente a sua casa. Caroline perdeu o ônibus que passou as 2hs. A que horas o próximo ônibus passará?

8-Quando dividimos um numero em duas partes iguais e sobra resto. Esse numero é...

9-No aniversário de Samuel sua avó preparou 25 cachorros – quente para distribuir em cinco meses para seus amigos. Quantos cachorros – quente ficarão em cada mesa?


10-Gabriel ganhou do seu pai um carrinho que custou 25 reais e ganhou de sua mãe um boneco que custou 15 reais. Ao todo quantos reais seus pais gastaram?

Cruzadinha solucionada




Referência

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

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