segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Aos visitantes

            O blog “Jogos Matemáticos” foi criado por estudantes do 7º período do curso de Pedagogia da UFRN como atividade avaliativa da disciplina Tecnologia e Educação, que promove conhecimentos sobre o uso das TICs como método educativo. Por meio da reflexão sobre o papel das tecnologias em sua amplitude na vida dos indivíduos, passamos a entender a relevância de como saber fazer uso das tecnologias em suas formas físicas, organizadoras e simbólicas, percebendo não apenas sua inovação como instrumento físico, mas também a forma como nos relacionamos e comunicamos com o mundo, refletindo sobre as bases epistemológicas de como construímos nossos conceitos, no sentido de evitar a manipulação e não se conformar com os estereótipos e ideologias que são frequentes em nosso contexto. 
         Compreendemos que o papel das tecnologias de comunicação e informação é de desenvolver reflexões no indivíduo sobre o mundo a sua volta, percebendo não apenas a importância do seu uso como uma simples técnica ou como uma necessidade, porém como um meio para refletir criticamente sobre algo, passando a questioná-lo e compreendê-lo, no sentido de transcender a nossa própria consciência. De acordo com o artigo “Uso de blogs na perspectiva construtivista”:
A utilização de weblogs em educação exige um ambiente de perspectiva construtivista que aproveite as características desta ferramenta, entendida como formato e como processo. (...) Esta tecnologia, que ainda está em processo de consolidação, não apenas requer um ambiente de ensino aberto e dinâmico, mas que também o favoreça. Os blogs podem ajudar a construir essa nova metodologia oferecendo seu formato e sua dinâmica para experimentar novos modelos educativos. (Artigo: BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva construtivista).

Referência:
Artigo: BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva construtivista; Artigo publicado na Revista Telos, número 65, Outubro-Dezembro 2005, páginas 86-93.
(*) Direitos reservados sob licença “Reconocimiento 2.5 Espanã de Creative Commons (http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/es/).



Nenhum comentário:

Postar um comentário