quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Blocos Lógicos

Blocos lógicos





    Objetivos

          Trabalhar o raciocínio lógico dedutivo com o uso dos blocos lógicos envolvendo situações de reconhecimento das formas, das propriedades de cada peça;manipular os blocos lógicos na realização de atividades de construção, representação de objetos estruturados, classificação a partir de semelhanças ou diferenças, seriação, simbolização e dedução lógica em sala de aula.


Material utilizado:

Blocos de madeira ou feitos em cartolina.

Quantidade de peças:  70

Número de jogadores:

 Até 7 participantes no máximo.

Regra do jogo:

  •  As peças devem ser misturadas e divididas para que todos os participantes possa ter a mesma quantidade de peças;
  • Será solicitado para os participantes, que separem as peças pelas cores, independente da forma geométrica;
  • Separem as peças maiores das menores;
  •  Separem os blocos pela forma geométrica;
  • O professor (a) irá mostrar uma sequencia e solicitar do aluno qual o “segredo da sequência”;
  •  Formar objetos livres, de acordo com o critério utilizado pelo próprio aluno.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais  (PCN)

     Segundo os PCNs é importante que os alunos aprendam para questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê- los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

Referências

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.


MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas  em Atividades Didáticas para os anos Iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário