terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Brincando com as formas geométricas, através do Tangram



 


O Tangram é um quebra-cabeça chinês conhecido desde o século VII a.C. com o nome de Sete Tábuas da Astúcia. É formado por 7 peças cujas formas geométricas são resultantes da decomposição de um quadrado maior, sendo elas:
·        2 triângulos grandes;
·        2 triângulos pequenos;
·        1 triângulo médio;
·        1 quadrado;
·        1 paralelogramo.
Uma das ideias iniciais é a de que o tangram é um todo divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo. É um material muito rico em possibilidades de trabalho com as crianças em diversas faixas etárias. Com ele, você pode desenvolver atividades para o trabalho com dobraduras, polígonos, semelhança entre triângulos, área, perímetro, frações, porcentagem, comparação, composição, decomposição, entre tantos outros conceitos matemáticos.
O tangram pode ser feito com diversos tipos de materiais, como por exemplo: folha de papel ofício, cartolina, EVA, isopor etc. (Use sua criatividade).

Objetivo
Possibilitar que os alunos construam e representem as formas geométricas, desenvolvendo a percepção de semelhanças e diferenças entre elas.

Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN):
Através do jogo Tangram, os alunos terão a possibilidade de construir e representar as formas geométricas, desenvolvendo a percepção de semelhanças e diferenças entre elas. Conforme os PCNs, as finalidades do ensino de Matemática indicam como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas (BRASIL, 1997).

Referências:

BRIGO, Jussara; DAMIN, Enira T. B.; FARIAS, Marzely G; LEONEL, André A.; MARTINS, Fernanda M. A. B. Materiais manipuláveis e o ensino de Matemática na Formação Docente. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 – UNIREDE.


Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

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