O
blog “Jogos Matemáticos” foi criado por estudantes do 7º período do curso de
Pedagogia da UFRN como atividade avaliativa da disciplina Tecnologia e Educação,
que promove conhecimentos sobre o uso das TICs como método educativo. Por meio
da reflexão sobre o papel das tecnologias em sua amplitude na vida dos
indivíduos, passamos a entender a relevância de como saber fazer uso das
tecnologias em suas formas físicas, organizadoras e simbólicas, percebendo não
apenas sua inovação como instrumento físico, mas também a forma como nos
relacionamos e comunicamos com o mundo, refletindo sobre as bases
epistemológicas de como construímos nossos conceitos, no sentido de evitar a
manipulação e não se conformar com os estereótipos e ideologias que são
frequentes em nosso contexto.
Compreendemos
que o papel das tecnologias de comunicação e informação é de desenvolver
reflexões no indivíduo sobre o mundo a sua volta, percebendo não apenas a
importância do seu uso como uma simples técnica ou como uma necessidade, porém
como um meio para refletir criticamente sobre algo, passando a questioná-lo e
compreendê-lo, no sentido de transcender a nossa própria consciência. De acordo
com o artigo “Uso de blogs na perspectiva construtivista”:
A
utilização de weblogs em educação exige um ambiente de perspectiva
construtivista que aproveite as características desta ferramenta, entendida
como formato e como processo. (...) Esta tecnologia, que ainda está em processo
de consolidação, não apenas requer um ambiente de ensino aberto e dinâmico, mas
que também o favoreça. Os blogs podem ajudar a construir essa nova metodologia
oferecendo seu formato e sua dinâmica para experimentar novos modelos
educativos. (Artigo: BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva
construtivista).
Referência:
Artigo:
BLOGS NA EDUCAÇÃO, Uso de blogs na perspectiva construtivista; Artigo publicado na Revista Telos,
número 65, Outubro-Dezembro 2005, páginas 86-93.
(*) Direitos reservados sob licença
“Reconocimiento 2.5 Espanã de Creative Commons
(http://creativecommons.org/licenses/by/2.5/es/).
Nenhum comentário:
Postar um comentário