O Tangram é um quebra-cabeça chinês conhecido desde o
século VII a.C. com o nome de Sete Tábuas da Astúcia. É formado por 7 peças
cujas formas geométricas são resultantes da decomposição de um quadrado maior, sendo
elas:
·
2 triângulos grandes;
·
2 triângulos pequenos;
·
1 triângulo médio;
·
1 quadrado;
·
1 paralelogramo.
Uma das ideias iniciais é a de que o tangram é um todo
divisível em partes, as quais podem ser reorganizadas num outro todo. É um
material muito rico em possibilidades de trabalho com as crianças em diversas
faixas etárias. Com ele, você pode desenvolver atividades para o trabalho com dobraduras,
polígonos, semelhança entre triângulos, área, perímetro, frações, porcentagem,
comparação, composição, decomposição, entre tantos outros conceitos
matemáticos.
O
tangram pode ser feito com diversos tipos de materiais, como por exemplo: folha
de papel ofício, cartolina, EVA, isopor etc. (Use sua criatividade).
Objetivo
Objetivo
Possibilitar que os alunos construam e representem as formas geométricas, desenvolvendo a percepção de semelhanças e diferenças entre elas.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN):
Através do jogo Tangram, os alunos terão a
possibilidade de construir e representar as formas geométricas, desenvolvendo a
percepção de semelhanças e diferenças entre elas. Conforme os PCNs, as
finalidades do ensino de Matemática indicam como objetivos do ensino
fundamental, levar o aluno a identificar os conhecimentos matemáticos como
meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter
de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o
interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade
para resolver problemas (BRASIL, 1997).
Referências:
BRIGO, Jussara; DAMIN, Enira T. B.; FARIAS, Marzely G;
LEONEL, André A.; MARTINS, Fernanda M. A. B. Materiais manipuláveis e o
ensino de Matemática na Formação Docente. ESUD 2013 – X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a
Distância. Belém/PA, 11 – 13 de junho de 2013 – UNIREDE.
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :
matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF,
1997.
Nenhum comentário:
Postar um comentário