Objetivo
Está é uma cruzadinha
matemática, aonde espera-se que a criança use de seu raciocínio lógico e também de seus
conhecimentos na matemática e escrita, para conseguir completar toda a
cruzadinha.
Regras do Jogo:
Cada aluno irá ler a
pergunta e tentar descobrir a resposta correta, ele deve ir até o espaço
destinado da resposta, ver se a resposta que ele acredita ser a correta, se
encaixa com a quantidade de quadradinhos e também ver se completa a letra que
está na cruzadinha, feito isso se a resposta for correta, já pode partir para a
pergunta, se o aluno não conseguir resolver a pergunta, também pode passar para
a próxima e depois voltar para a pergunta que ele não conseguiu responder e
poderá também ter a ajuda de seus colegas e da professora.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Através deste jogo, o aluno também estará
desenvolvendo suas habilidades na parte escrita, pois além dele ter que
raciocinar para responder as perguntas, ele irá ter que escrever, com isso é
feita a interdisciplinaridade entre a disciplina de matemática e português,
como podemos ver no PCN, onde ele diz que:
(...) é importante que a
Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação
de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do
raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida
cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de
conhecimentos em outras áreas curriculares. (BRASIL,
1997, p. 25)
Perguntas :
1-Elen foi ao supermercado
e comprou 2 garrafas de refrigerante com 500 ml cada uma. Quantos ml ela
comprou ao total?
2-Renata vende
brigadeiros. Na segunda ela vendeu 10 unidades, na terça 20 unidades e na
quarta ela vendeu mais 20 unidades. Ao final desses três dias, quantos
brigadeiros ela vendeu no total?
3-Talita foi ao shopping
comprar uma sapatilha e levou 100 reais. Sua sapatilha custou 62 reais. Quantos
reais sobraram para Talita fazer um lanche?4-Bianca pesa 40
kg e sua
irmã Mª Helena pesa 30kg. Elas subiram juntas na balança quantos kg a balança
marcou?
5-Em uma corrida quando
Odenize chegou ao final do percurso outras nove crianças já haviam chegado.
Qual foi a sua colocação em ordem de chegada?
6-Roberta comprou uma
dúzia de laranjas, e sua irmã comprou uma dúzia de abacaxis. Qual foi o total
de frutas que as irmãs compraram juntas?
7-O ônibus que Caroline
pega para ir a escola passa de hora em hora em frente a sua casa. Caroline
perdeu o ônibus que passou as 2hs. A que horas o próximo ônibus passará?
8-Quando dividimos um
numero em duas partes iguais e sobra resto. Esse numero é...
9-No aniversário de Samuel
sua avó preparou 25 cachorros – quente para distribuir em cinco meses para seus
amigos. Quantos cachorros – quente ficarão em cada mesa?
10-Gabriel ganhou do seu
pai um carrinho que custou 25 reais e ganhou de sua mãe um boneco que custou 15
reais. Ao todo quantos reais seus pais gastaram?
Cruzadinha solucionada
Referência
Brasil. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais : matemática /
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
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