Blocos lógicos
Objetivos
Trabalhar o
raciocínio lógico dedutivo com o uso dos blocos lógicos envolvendo situações de
reconhecimento das formas, das propriedades de cada peça;manipular os blocos
lógicos na realização de atividades de construção, representação de objetos
estruturados, classificação a partir de semelhanças ou diferenças, seriação,
simbolização e dedução lógica em sala de aula.
Material utilizado:
Blocos de madeira ou feitos em cartolina.
Quantidade de peças: 70
Número de jogadores:
Até 7 participantes no máximo.
Regra do jogo:
- As
peças devem ser misturadas e divididas para que todos os participantes
possa ter a mesma quantidade de peças;
- Será solicitado para os participantes,
que separem as peças pelas cores, independente da forma geométrica;
- Separem as peças maiores das
menores;
- Separem
os blocos pela forma geométrica;
- O professor (a) irá mostrar
uma sequencia e solicitar do aluno qual o “segredo da sequência”;
- Formar
objetos livres, de acordo com o critério utilizado pelo
próprio aluno.
Jogo em consonância com os Parâmetros
Curriculares Nacionais (PCN)
Segundo os PCNs é importante que os alunos aprendam para questionar
a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê- los, utilizando para
isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise
crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Referências
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais.
Brasília: MEC/SEF, 1997.
MENDES, Iran Abreu; FILHO, Antônio dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora
Lisboa Moreno. Práticas Matemáticas em Atividades Didáticas para
os anos Iniciais. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.
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