Esse jogo auxilia no
aprendizado matemático relacionado à unidades e dezena, a pares e impares. Além
de estimular a concentração dos jogadores.
Objetivo
· Desenvolver na criança a
independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem; fazer a criança, por ela mesma,
perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinação ação com o
material, trabalhar a coordenação motora da
criança e o raciocínio.
Número de peças: 30 peças.
Número de participantes: Indeterminado.
Regra do jogo
As crianças precisam colocar primeiro no centro da mesa a peça que tem a figura, contar quantas figuras tem na peça e depois coloca o número correspondente do lado, em seguida o nome do número que está representado pela figura do outro lado. Seguindo a ordem crescente, do menor para o maior número.
Jogo
em consonância com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN)
Segundo os PCNs esse jogo é importante para que os alunos possam:
· Utilizar as diferentes
linguagens — verbais, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para
produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das
produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes
intenções e situações de comunicação;
· Saber utilizar diferentes fontes de
informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos.
Referências
BRASIL. Secretaria de
Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília:
MEC/SEF, 1997.
MENDES, Iran Abreu; FILHO,
Antônio Dos Santos; PIRES, Maria Auxiliadora Lisboa Moreno. Práticas
Matemáticas em Atividades Didáticas Para os Anos Iniciais. São Paulo:
Editora Livraria da Física, 2011.
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