Objetivo do jogo:
Fazer com que os
alunos das séries iniciais desenvolvam o raciocínio lógico e autonomia para
resolver situações-problema que envolvem a operação de adição.
Materiais
utilizados:
Garrafas pet,
números cortados em EVA ou cartolina colorida, bolinhas de gude, fita adesiva e
uma bola pequena.
Regras do jogo
Deverá participar apenas um aluno por vez;os números que representam cada garrafa deverão ser somados quando forem derrubados pela bola; vence o aluno que acertar maior quantidade de operações resolvidas corretamente.
Deverá participar apenas um aluno por vez;os números que representam cada garrafa deverão ser somados quando forem derrubados pela bola; vence o aluno que acertar maior quantidade de operações resolvidas corretamente.
Jogo em consonância com os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN):
Através do jogo Boliche matemático, os alunos poderão desenvolver
procedimentos de cálculo — mental, escrito, exato, aproximado — pela observação
de regularidades e de propriedades das operações e pela antecipação e
verificação de resultados.
Com relação às operações, o trabalho a ser realizado
se concentrará na compreensão dos diferentes significados de cada uma delas,
nas relações existentes entre elas e no estudo reflexivo do cálculo, contemplando
diferentes tipos, exato e aproximado, mental e escrito. (BRASIL, 1997).
Referência
Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais :
matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
Existe um criador especifico desse jogo?
ResponderExcluirBom atividades interessante
ResponderExcluir